top of page
  • Foto do escritorFrançois

A esmola liberal

O liberalismo sempre criticou com retórica e números a demagogia populista da esmola. Tudo se resolveria com empregos, enxugamento do Estado, entrega da atividade produtiva à iniciativa privada, preços regulados pelo mercado, blá,blá,blá.

O paraíso estava à mão. Crescimento da economia, liberdade de investimentos e combate à corrupção. Tudo entregue à competência privada.

Aí veio a realidade. Primeiro, num país miserável o Estado obriga-se a estar presente. Segundo, a corrupção se deu com o Estado cooptado pela "competente" iniciativa privada. Empreiteiras e empresários comprando e vendendo "licitações", num conluio com o poder público. Não era o Estado. Eram ladrões do erário. Tornando os empresários "bem sucedidos" em milionários, à custa dos miseráveis.

Agora, o liberalismo decide por força da realidade ofertar uma prebenda. Um óbulo, uma esmola de seiscentos reais. Só que desastradamente não sabem como entregar a esmola prometida. E os esmolantes, de bacia de flandre na mão, mendigam pelas ruas da internet. "como faço pra receber"? "eu tenho direito"? "quando sai"?

Foi a esmola prometida mais demorada da história da demagogia. Os liberais não se prepararam para uma realidade simples. Eles não conhecem o Brasil. Nunca conheceram. São fantoches das próprias teorias. E os mendigos aos montes continuam sem saber onde danado estão "os seiscentos"... Seu Guedes, coitado, foi salvo pelo gongo do corona vírus.

47 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Esconderijo de silêncios (V)

A chegada de novo pároco em Januária atiçou a curiosidade noturna dos habitantes. O que houvera de fato? O sacristão segurava-se na promessa feita ao padre Salomão. O novo padre, jovem, foi alvo de as

Não foi hoje, e sim amanhã

O golpe militar, com apoio ostensivo da imprensa e setores reacionários de civis, inclusive partidos políticos, não se consolidou hoje, 31 de Março, mas amanhã, Primeiro de Abril. Hoje não é o dia de

Esconderijo de silêncios (IV)

Januária adormeceu tranquila, naquela Sexta-Feira da Paixão. Não se pode dizer que tenha amanhecido na mesma tranquilidade no Sábado de Aleluia. O primeiro susto foi o "silêncio" do sino principal, as

bottom of page