top of page
  • Foto do escritorFrançois

Atos, fatos e bufa

Moro odiava Lula, que odiava Bolsonaro, que amava Moro e agora se odeiam. A farsa bufa não comporta amor. Tudo termina em ódio, mas na condição bufa desta farsa todos os odiantes podem virar amantes e os amantes virarem odiados. Portanto, é um ódio com método. E o amor não tem nada a ver com isso.

Os que detestaram o Supremo quando impediu a posse de Lula, agora elogiam o mesmo por impedir a posse...de quem mesmo? num sei, mas impediu. Virou a roleta, os satisfeitos de ontem estão irados agora. E os irados de ontem, rindo da bufa recente. Por isso que os integrantes do governo não usam máscara, para absorver o odor completo. Mesmo que o significado de bufa, no texto, tenha outro sentido. Mas cada um sente como quiser. De sentir, pensar. Ou de sentir, cheirar.

Quando Moro expôs aquela catilinária, de Lúcio Catilina e não de culinária, ainda era Ministro de Estado da Justiça. Não fora ainda demitido. Portanto, portador legal da prerrogativa de fé pública. O que Alexandre de Moraes fez foi acautelar-se de uma denúncia de crimes, prerrogativa de prevenção de improbidade. Controle preventivo.

Isso é um fato. Não confundir com fato que produz bufa. São homônimas, homófonas, homógrafas, mas não sinonímicas.

Aí vem o inquérito a ser instaurado pelo procurador geral da República, com autorização do Supremo e julgamento pelo mesmo, após autorização da Câmara dos Deputados. Sem autorização, arquivo.

Nesse processo, alguém acha que o procurador geral da república vai investigar Bolsonaro? Vai não. Ele é candidato à vaga prometida a Moro no Supremo. Vai investigar Moro por crime de denunciação caluniosa.

E aí vem mais um ato da peça. Ironia bufante. Sérgio Moro, que sempre pôs a convicção acima da prova, entrará no inferno astral da exigência probatória. É ele agora que terá de apresentar provas, e não convicção, de que não cometeu crime de denunciação caluniosa. Vejam vocês...e baixe o pano.



51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Esconderijo de silêncios (V)

A chegada de novo pároco em Januária atiçou a curiosidade noturna dos habitantes. O que houvera de fato? O sacristão segurava-se na promessa feita ao padre Salomão. O novo padre, jovem, foi alvo de as

Não foi hoje, e sim amanhã

O golpe militar, com apoio ostensivo da imprensa e setores reacionários de civis, inclusive partidos políticos, não se consolidou hoje, 31 de Março, mas amanhã, Primeiro de Abril. Hoje não é o dia de

Esconderijo de silêncios (IV)

Januária adormeceu tranquila, naquela Sexta-Feira da Paixão. Não se pode dizer que tenha amanhecido na mesma tranquilidade no Sábado de Aleluia. O primeiro susto foi o "silêncio" do sino principal, as

bottom of page