top of page
  • Foto do escritorFrançois

O desafio das palavras...

...de Manoel Onofre Júnior.


Uma delícia, no sentido mesmo gastronômico, de leitura. Para começar assim, valho-me da própria abertura do livro. Começa com a citação de Álvaro Moreyra, onde o mesmo afirmara que "come-se muito mal nos livros de Machado de Assis". Deve ser uma reportagem à pobreza culinária das referências de Machado a "iguarias" de costumeira sobriedade.


E continua Onofre: "Mas come-se muito bem nos livros de Eça de Queiroz". E faz um passeio pelas iguarias nobres e nada sóbrias do grande romancista português. Donde posso afirmar que, pela doçura marcante dessas iguarias, o diabético deve fugir. Ou pelo menos ficar só na leitura.


Nariz de cera para dizer do livro. Ou melhor, do autor. Manoel Onofre está para a literatura potiguar como Câmara Cascudo está para a cultura popular. Genial e universal, Cascudo não se moveu pelo secular. Não. Dito por ele próprio, seu interesse movedor era o cotidiano. Da mesma forma, Manoel Onofre é leitor vertical da literatura universal, da literatura latino-americana e da literatura brasileira. Mas, seu interesse de pesquisa e divulgação é a literatura produzida por aqui. As letras da capitania abandonada de João de Barros. Não se encanta de apego pelo ouro ou prata de longe, fixa-se no garimpo da nossa shelita.


O livro é uma comprovação do afirmado. Uma delícia gastronômica, com receita de letras e não de comida. Tem de tudo um pouco, ou um muito. Poesia, contos, ficção, ensaios. Onofre é um crítico de resenha, cujo alvo é a informação ao leitor. Não se arvora senhor das artes ou artimanhas de escrever. Opina, mas o faz com a serenidade de quem transmite o senso do próprio caráter. Não agride para exibir-se nem bajula para angariar agrado. Informa. E nessa seara ele é ímpar.


"O desafio das palavras" nasce indispensável para quem quiser conhecer fatos e pessoas das letras no estuário potiguar; de sertões, mares, serras e estepes. Repito, Uma delícia!


101 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

As semelhanças perguntam...

...Vejamos opiniões, gestos, falas e comportamento. Quem cercou-se de militares, cooptando-os com mimos e vantagens, algumas bem...

Esconderijo de silêncios (VI)

Desde a partida do padre Salomão, Januária quase acostuma-se com a calmaria religiosa entre as igrejas. O novo padre, tolerante, a igreja...

E quando morrer?

Ao nascer, nem lembro quando, se chorei, nasci. Infância de grotas, chãs, pé de serra, frutas, sacristias, chuva e seca, se brinquei,...

1 Comment


Francisco Sobreira Sobreira
Francisco Sobreira Sobreira
Apr 21, 2021

Olá, François. Estou precisando do seu endereço, para lhe enviar, na época oportuna, um livro. Ok? Caso não queira informar por aqui, utilize o meu e-mail:

francisco.sobreira.bezerra@gmail.com

Um abraço.


Sobreira

Like
bottom of page