top of page

O lupanar de Fux

  • Foto do escritor: François
    François
  • 1 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

O ministro do supremo Luiz Fux, cujo nome me remete a uma antiga fábrica de fósforos, Fiat Lux, inventa o protagonismo de uma reunião que não terá nenhum resultado prático ou útil no quadro de esculhambação a que Bolsonaro levou o país, num processo nunca antes visto de desmoralização institucional.


Era como se Maria Boa, Rita Loura e Ana Raposa, damas respeitáveis da vida difícil, resolvessem marcar uma reunião para demonstrar que todas "as meninas" das suas casas eram virgens intocadas. Ou aquele embaixador britânico, idiota, que chegou de Berlim, após reunir-se com Hitler, e mostrou aos londrinos um papel onde constava a disposição do líder nazista de que a paz estava assegurada. Vendo aquela cena patética, o futuro premier Churchill declarou publicamente que só um idiota não percebe a enganação a que se submete.


Fux é um idiota, um charlatão ou um cooptado? Depois de Bolsonaro provar por A mais B que está cagando para o supremo, para a Democracia e para as eleições, esse lobista, que chegou ao supremo prometendo matar o Mensalão no peito, vai fazer uma reunião para que cada chefe dos poderes prometam cumprir a Constituição. Quem é Fux pra exigir isso? E quem é idiota para acreditar nesse compromisso?

Só em pensar na necessidade dessa reunião, já é uma confissão pública de que a coisa virou zorra.


Por essas e outras é que Bolsonaro nada de braçadas contra a ordem democrática. Pelo simples e elementar motivo de que os outros poderes são presididos por cagões. E Bolsonaro sabe disse. Cagões. Reúnam-se, caguem e se limpem por lá. Pra que o povo não precise tapar o nariz. Bolsonaro vai sair da reunião prometendo cumprimento, e depois vai estirar o dedo comprido na direção da toga de Fux.


O Ministério Público, que vergonha, acocorou-se na latrina do servilismo. É órgão auxiliar do governo federal, jogando no esgoto suas responsabilidades de defender o Estado de Direito e a Democracia. Cadê a pose de independência, ávida de holofotes? Acocorados, ficam olhando enviesados pelas frestas da covardia, enquanto a Pátria sangra.


A Polícia Federal, que lástima, tão valente que foi contra estudantes, artistas e operários, agora se rebaixa ao lastimável papel de cão de fila a serviço do governo federal. A latir no portal do poder pra evitar a aproximação do povo e a defesa dos interesses nacionais.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Toda certeza é duvidosa

Amadurecer é cultivar dúvidas, ter cautelas e receios para colher certezas. A certeza emperra descobertas, atrapalha avanços, cria...

 
 
 
Viva o alumioso!

Estou a falar de Sinésio, entrando em Taperoá, no meio dia, com seu chapéu de alumínio, brilhando ao sol de escaldo, no sertão da...

 
 
 
Trump é o Stalin da Direita.

O mundo parou de girar, estático, como toda burrice, empacou. Ninguém quer ou tenta querer fazer esse burro caminhar. Ponto. Os astros...

 
 
 

1 comentário


JESSE ALEXANDRIA
JESSE ALEXANDRIA
01 de ago. de 2021

Pura verdade. Todos vendilhões!

Curtir
bottom of page