top of page
  • Foto do escritorFrançois

O ramerrão de um golpe impossível

Atualizado: 8 de mai. de 2022

Acompanhei por muitos dias vários portais da Direita, bolsonaristas ou moristas, e descobri o óbvio. O discurso monocórdio, chato, paulificante. Portais, blogs e rádios televisadas. Vendedores de opinião. Não abro mais.


Acompanhei por muitos dias vários portais da Esquerda, lulistas, comunistas, e descobri o óbvio. Argumentação monocórdia, chata, paulificante. Blogs e portais. Massificadores de opiniões. Não abro mais.


Aí, descobri que os dois lados sonham com um golpe de Estado. Um lado, pra continuar no poder. O outro, pela paranoia da perseguição. Alguém quer dar um golpe? Sim. Bolsonaro quer. E daí? Entre o querer de Bolsonaro e o resultado da realidade há um fosso cósmico.


Vou usar uma lição militar: "Não tema do inimigo o que ele quer. Tema o que ele pode". Bolsonaro sabe que não pode, mas precisa alimentar o ramerrão pra não discutir inflação, desemprego, fome, insegurança, saúde pública enferma, educação aos frangalhos. É o que ele quer. E parcela da esquerda, esclerosada, pós-stalinista, cega, vai na onda. Na Segunda-Feira, Bolsonaro escolhe o assunto para pautar a esquerda desses portais. E eles cumprem à risca. É a semana toda, masturbando o ego do energúmeno. O marxismo é uma ideologia do passado, da História, não faz mais sentido. O comunismo foi uma experiência desastrosa e desastrada. Deu ao capitalismo, de presente, a bandeira das liberdades fundamentais.


Um golpe isolaria o Brasil, no mundo. Os quarteis resolveriam os problemas nacionais? Porra nenhuma. Na Bolívia, a direita tentou. Ficou isolada e os golpistas foram pra cadeia. Aconteceria a mesma coisa aqui.


Em 64, a ditadura instalada conhecia todos os veículos de imprensa. E pôs um censor em cada redação. Como seria agora? Quem cesuraria a internet? A grande imprensa apoiou o golpe, os partidos políticos também. Os golpistas receberam apoio militar para a ação e apoio financeiro para sua consolidação. E agora, quem de fora vai apoiar o golpe? A Rússia? Não consegue nem derrotar a Ucrânia. Os primeiros atingidos por uma tentativa de golpe, diferentemente de 64, seriam os donos do mercado. Os negócios internos e externos. Não duraria uma semana.


Sem saco pra burrice e sem paciência pra caduquice ideológica. O fascismo precisa dessa estupidez. É da sua natureza. Bolsonaro é o Brancaleone dessa corja.


Quem ganhou meu voto pra Lula não foi Lula. Foi Bolsonaro. Voto em Lula, conscientemente, sabendo que a maioria dos petistas daqui não gostam de mim. Tenho alguns poucos amigos do PT. Bons amigos, mas poucos. E eles sabem que não sou petista. Aliás, não sou mais ista de nada.

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pequeno burguês de esquerda

Certa vez, um comentarista do Blog de Carlos Santos, pensando me agredir, chamou-me de ex-comunista. Eu respondi confirmando, para desencanto dele. Disse, na época, que concordava com a afirmação. E q

Desaforismos ao pé do chope.

I- Se em cada cabeça, uma sentença; em cada bunda, uma sentada. II- Tolstói disse que "certas pessoas ao entrarem numa floresta, só veem lenha para a fogueira". Hoje, muita gente olha para para a mu

A tribuna da defesa...

...no processo criminal. Não há hierarquia entre Juiz, Promotor e Advogado. Nenhuma hierarquia. Todos iguais, essenciais e indispensáveis à administração da Justiça. Mesmo que algum juiz se imagine Al

bottom of page