top of page
  • Foto do escritorFrançois

"Perdemos o Peru"

De quem é a frase? Do nosso ilustre Bolsonóquio. O "perdemos" fica por conta do seu delírio de que é um dos agentes mundiais sócios do planeta. Deliraca, mistura de delírio com babaca.


O fascismo perdeu no Peru. E como sempre, ao perder, acusa os vencedores de fraudes. Foi assim com Trump, nos Estados Unidos. O próprio Bolsonóquio intrometeu-se no problema dos americanos, que nem o conhecem, endossando os argumentos do seu mentor Trump. Aliás, mentor tem a mesma raiz semântica de mentiroso.


O Peru livrou-se de entregar a Presidência do país à filha de um torturador, assassino e corrupto que durante uma década infelicitou a vida dos peruanos. Está preso por esses crimes, e a eleição da filha fazia parte do projeto de relaxamento da sua prisão.


Bolsonóquio foi à posse do eleito no Equador. E lá usou máscara. Já havia engomado o paletó para a posse da Keiko Fujimori, no Peru. O tergal inglês vai voltar pro guarda-roupa.


O Peru não é um Equador. É um país estrategicamente importante na geopolítica do hemisfério. Tem vasta fronteira com o Brasil e é um dos sócios da Amazônia. Os fascistas estavam salivando com a possibilidade de vitória. Peruaram. Basta ver a cara de tristeza dos "jornalistas" de alguns manjados veículos e blogs. Bom vê-los irados.


Bolsonóquio não escondeu a cara de desgosto no seu costumeiro riso de hiena.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Esconderijo de silêncios (V)

A chegada de novo pároco em Januária atiçou a curiosidade noturna dos habitantes. O que houvera de fato? O sacristão segurava-se na promessa feita ao padre Salomão. O novo padre, jovem, foi alvo de as

Não foi hoje, e sim amanhã

O golpe militar, com apoio ostensivo da imprensa e setores reacionários de civis, inclusive partidos políticos, não se consolidou hoje, 31 de Março, mas amanhã, Primeiro de Abril. Hoje não é o dia de

Esconderijo de silêncios (IV)

Januária adormeceu tranquila, naquela Sexta-Feira da Paixão. Não se pode dizer que tenha amanhecido na mesma tranquilidade no Sábado de Aleluia. O primeiro susto foi o "silêncio" do sino principal, as

bottom of page