top of page
  • Foto do escritorFrançois

Texto de quase bêbado

Atualizado: 1 de mai. de 2022

E nessa condição vou esnobar cultura. Amanhã estarei ou não arrependido. Não pela demonstração da burrice oficial militar do país, mas pela exibição das coisas simples que conheço as quais me permitem expor o analfabetismo dessa gente.


Vi hoje um vídeo do general Presidente do Superior Tribunal Militar. Não sei seu nome. Falou durante cinco minutos. Cometeu quatro erros de português. Crassos. Quase um erro por minuto.


Aí, me veio à memória uma fala de Bolsonaro contra a cultura vasta. Disse ele, do alto da sua sublime ignorância, que a escola tinha por base fundamental ensinar português e matemática. Portanto, os militares cumpriam essa tarefa educacional.


Aí, eu pergunto ao general: O que enuncia o teorema de Pitágoras? O senhor sabe? Eu sou nulo em matemática, mas sei. A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Fácil decorar isso, né não? Quer dizer o quê? Pegue uma folha de papel, desenhe um triângulo retângulo, a linha vertical é um cateto e a linha horizontal é outro cateto. A linha que une as duas pontas dos catetos é a hipotenusa, que se opõe ao vértice do triângulo. Basta você fazer um quadrado na linha da hipotenusa pra descobrir que esse quadrado é a soma dos quadrados que você fará dos catetos. Entendeu, general? Serve pra quê? Pra quase tudo na medição e rigidez das construções. O triângulo retângulo é figura mais rígida da geometria. Pitágoras foi o gênio da simplicidade.


General, o senhor sabe o enunciado da lei da gravidade? Eu sei. Matéria atrai matéria na razão direta do produto das massas e na razão inversa do quadrado das distâncias. Isso quer dizer o quê, general? Quer dizer que quanto maior a massa de um corpo, mais ele atrai o corpo de menor massa. E quanto mais distante estiver o corpo de maior massa, menos será a sua força de atração. Sacou, general? Vá estudar. Estou quase bêbado. Mas, inversamente proporcional à burrice.


P.S: Isaac Newton, da gravidade, disse "ter visto mais distante por estar sobre os ombros de gigantes, e Pitágoras era um deles". Sobre os ombros de Newton, Albert Einstein e Stephen William Hawking viram mais longe ainda.






88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Esconderijo de silêncios (VI)

Desde a partida do padre Salomão, Januária quase acostuma-se com a calmaria religiosa entre as igrejas. O novo padre, tolerante, a igreja Batista, luterana, com um pastor tradicional, os terreiros de

E quando morrer?

Ao nascer, nem lembro quando, se chorei, nasci. Infância de grotas, chãs, pé de serra, frutas, sacristias, chuva e seca, se brinquei, sorri. Adolescência, remanso das dúvidas, morrem as certezas, veló

Esconderijo de silêncios (V)

A chegada de novo pároco em Januária atiçou a curiosidade noturna dos habitantes. O que houvera de fato? O sacristão segurava-se na promessa feita ao padre Salomão. O novo padre, jovem, foi alvo de as

Comments


bottom of page